• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

X Seminário de Computação e Informática” do UNIFESO vai até dia 26


Teresópolis, 25 de maio de 2012


O curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 23 de maio, a abertura do “X Seminário de Computação e Informática”, que vai até o dia 26 com palestras seguidas de mesas-redondas e maratona. “Estamos abordando os temas mais relevantes na Tecnologia da Informação, que são a Robótica; a Computação Aplicada, principalmente na área de Engenharia de Petróleo; e os Jogos e Aplicativos; assuntos que estão em alta no mercado de trabalho”, ressaltou o professor Nelson Machado Barbosa, coordenador do curso da Ciência da Computação, que organizou o evento juntamente com os professores Júlio César da Silva e Elaine Maria de Paiva Andrade, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do UNIFESO.

“O Seminário é um tradição do curso de Ciência da Computação, mas é
bastante interessante para toda a comunidade do CCT, visto que fazemos um trabalho integrado entre os cursos”, justificou a professora Elaine. No
primeiro dia do Seminário aconteceu a palestra “Novidades e o futuro dos jogos eletrônicos”, proferida pelo professor da Universidade Federal
Fluminense (UFF) e membro do Conselho da Abragames, Esteban Walter Gonzalez Clua. “É um tema muito instigador e desafiador para os estudantes porque não é uma área fácil, nem no sentido técnico e nem no sentido empresarial, pois apesar de ter um bom retorno financeiro é também de muito risco”, alertou o palestrante.

Programação

Na quinta(24), a programação continua a partir das 19h com a palestra“Inteligência Computacional aplicada à Engenharia de Petróleo”, com a pesquisadora do núcleo de pesquisa de Inteligência Computacional Aplicada ICA/PUC-Rio e professora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Dilza de Mattos Szwarcman. Às 19h50, “Computação gráfica aplicada à Engenharia do Petróleo (Geologia e Exploração)”, com Flávio Szenberg, analista da Tecgraf/PUC-Rio. Neste dia também acontece mesa-redonda sobre“Desenvolvimento de aplicações para Engenharia”, com o professor Eugênio da Silva como mediador.

As palestras “Robótica – conceitos e aplicações”, com Fábio Santos Gonçalves, e “Robótica – VRRA (Veículo Rebocador Robótico Autônomo)”, com Laurentino Duodécimo Fernandes, ambos professores da Universidade Severino Sombra (USS) e do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), acontecem na sexta, dia 25, às 19h e 19h50, respectivamente. Às 20h40, mesa-redonda, tendo o professor João Fernando Diniz Falcão como mediador.

“Temos neste dia a experiência do ex-alunos bem sucedidos e acho muito
interessante a participação dos estudantes para eles verem quais serão as
áreas que pretendem seguir como profissionais e vivenciarem a experiência destes profissionais que já estão inseridos no mercado”, destacou o coordenador Nélson. O estudante Wanderson Branco Corrêa, do quarto período do curso de Ciência da Computação, afirmou que pretende seguir carreira na área de robótica, “e através das palestras conhecer um pouco mais o mercado e ter uma idéia de como os profissionais estão atuando lá fora”, contou o estudante.


Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21) 2641- 7064 ou pelo email: coordcursocomputacao@unifeso.edu.br.