• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Teresópolis marca presença no Conselho de Turismo da CNC
Qualificação profissional é o principal tema do debate

Teresópolis, 25 de novembro de 2011

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em reunião realizada nesta quarta (23) na sede da CNC, no Rio de Janeiro, foi apresentado o macrotema “Turismo Receptivo e Qualificação Profissional” para o Conselho da entidade. Na ocasião foram conhecidas iniciativas bem-sucedidas implantadas para capacitação profissional.

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, apresentou os projetos realizados pela entidade em todo o Brasil, como a parceria com o Ministério do Turismo no projeto Bem Receber Copa e na Escola Virtual de Meios de Hospedagem. Fermi também destacou que a falta de mão de obra qualificada é o principal desafio do setor para os grandes eventos que se aproximam do País. “O turista passa a maior parte do tempo de sua visita ao Brasil no hotel. Precisamos capacitar a todos, desde o pequeno gestor de pousadas aos funcionários de grandes redes”.

Em seguida, a coordenadora de Formação e Qualidade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Carla Riquet, mostrou as ações que o sindicato desenvolve em parcerias na cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Entre essas ações, estão projetos em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), o projeto UPP Social. Além disso, o SindRio montou um Banco de Currículos, onde os interessados podem se cadastrar e o sindicato faz a triagem entre candidato e empresa. “Nossa visão tende a aliar a qualificação profissional com a inserção no mercado de trabalho. Assim, podemos receber as vagas das empresas, ouvir as necessidades e encaminhar as pessoas de acordo com as vagas específicas”, concluiu Carla.

Marcos Bezerra (Rede Windsor), Carla Riquet (SindRio) e Enrico Fermi (ABIH) fizeram apresentações na reunião do Conselho de Turismo


A coordenadora do SindRio também ressaltou a importância do ensino à distância. “O Brasil é um País muito grande e a necessidade de qualificação profissional é urgente. Não daria pra atender a demanda apenas com cursos presenciais”, afirmou.

O diretor da CNC, Alexandre Sampaio (centro), presidiu a mesa.

Fechando as palestras, o gerente geral do hotel Windsor Barra, Marcos Bezerra, apresentou as ações que a Rede Windsor implantou na comunidade da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo Bezerra, os alunos da comunidade recebem cursos gratuitamente, nas profissões de garçom, barman, camareira, mensageiro e capitão-porteiro. “Os cursos são uma parceria público-privada entre a Rede e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por isso, não pensamos na capacitação dos alunos apenas para aproveitá-los no Windsor, mas sim para que a população do Rio de Janeiro possa ter mais oportunidades”, concluiu Bezerra.

A convite de conselheiros e de representantes da TurisRio, o publicitário Ricardo Raposo, especialista em promoção de destinos turísticos e ex-presidente do Teresópolis Convention, sugeriu e apresentou temas para promover a região serrana do Rio, as Serras Cariocas, de modo que na próxima baixa estação, eventos temáticos possam contribuir na recuperação econômica dos municípios atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011.

José Antônio Guimarães, Jorge Saldanha (ABI), Ricardo Raposo e Harvey Silvello (SindiBens). "Os Conselheiros e demais dirigentes aprovaram as nossas proposições e vão apoiar as ações para o fomento da nossa região" disse Raposo.