• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Professora de Teresópolis recebe prêmio de gestão escolar e faz intercâmbio nos EUA
 

Teresópolis, 16 de novembro de 2011

Katiuscia Antunes, professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) conquistou o Prêmio Gestão Escolar e teve a oportunidade de participar do intercâmbio com o sistema educacional dos Estados Unidos. O Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, no qual é diretora, foi selecionado como “Destaque Estadual” do Rio de Janeiro no prêmio - considerado um dos mais relevantes das escolas públicas.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio tem o objetivo de valorizar as escolas públicas que se destacam pela gestão competente e por iniciativas e experiências inovadoras na melhoria da aprendizagem dos alunos. “Acredito que o fundamental para obtermos este prêmio foi o trabalho de gestão escolar que desenvolvemos no colégio. Estamos acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ)”, ressaltou a professora Katiuscia.

Como parte do prêmio, 24 diretores de escolas selecionadas - uma de cada estado brasileiro - ficaram por três semanas em nos estados de Washington e Ohio, onde participaram de seminários, conferências e trocaram experiências e conhecimentos com diretores norte-americanos. “Lá eles contam com uma infraestrutura muito avançada nas escolas públicas, as aulas são em laboratórios e em salas ambientadas e há uma interação maior com os professores, já que as salas têm um número menor de alunos e os estudantes, no Ensino Médio, podem montar a grade de matérias de acordo com a profissão que pretendem seguir. Por outro lado, o acesso ao Ensino Superior lá tem um custo muito elevado, já que as instituições são privadas e não contam com políticas públicas como as que temos no Brasil. Quando falei sobre as facilidades de ingresso no Ensino Superior que nosso país oferece hoje, como os programas do governo Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), eles ficaram impressionados”, analisou a professora.

A professora Katiuscia (direita) participa de seminários, conferências e troca experiências com educadores norte-americanos.