Notícias

Encontro de Fotografia acontece neste sábado

Teresópolis, 15 de setembro de 2011

O que começou como um papo entre amigos fotógrafos, Jeferson hermida, Cebolla e Ana Cristina, a respeito de se fazerem umas projeções de imagens e debaterem o tema com outros colegas e interessados no assunto, acabou crescendo e se tornando um evento, será o 1º Encontro de Fotografia de Teresópolis. E a entrada é franca.

Acontece neste sábado, 17 de setembro, e será realizado das 18h às 22h no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura). O encontro contará com exposição e palestras sobre o tema, ministradas pelos fotógrafos Severino Silva, João Roberto Ripper, Guillermo Planel e Ratão Diniz, especialmente convidados para o evento.


Os palestrantes

Severino Silva - repórter fotográfico há 23 anos, atualmente trabalha no Jornal O Dia. Tem passagens por diversos órgãos da imprensa carioca, como O Globo, O Povo, O Fluminense e A Notícia, além de trabalhos publicados nos principais veículos da imprensa nacional e estrangeira. Premiado com medalha de bronze pelo Interpress Photo International, em 1982, e com medalha de bronze no Nikon International Photo Contest, também em 1982, além do primeiro lugar no Prêmio Líbero Badaró, em 1997.

João Roberto Ripper - fotógrafo e fundador do Programa Imagens do Povo. Começou a trabalhar como fotojornalista aos 19 anos. Passou pelos  jornais Última Hora, Estado de São Paulo e O Globo, entre outros. Em 1974, fundou a Agência Fotográfica F4. A partir de 1990, estabeleceu uma articulação mais estreita do trabalho documental, com atuação na área de Direitos Humanos. Junto com outros fotógrafos, fundou a Agência Imagens da Terra, cobrindo temáticas sociais em diversas viagens pelo Brasil durante 10 anos. Em 2004, fundou o programa Imagens do Povo, projeto realizado pelo Observatório de Favelas, na Maré. Entre seus trabalhos referenciais estão Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Índios do Mato Grosso do Sul e Mulheres entre Luzes e Sombras.

Guillermo Planel - Fotógrafo carioca com inúmeros trabalhos realizados para a imprensa nacional. É autor do documentário Abaixando a Máquina, que aborda a ética no fotojornalismo.

Ratão Diniz – Fotodocumentarista com diversos trabalhos autorais. Ao lado de João Roberto Ripper, também atua no Observatório de Favelas, com trabalho social voltado para as crianças.