• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Museus
Sobrado Histórico



O Sobrado José Francisco Lippi, em Venda Nova, é uma verdadeira homenagem aos familiares dos antigos moradores da localidade. O objetivo de seus fundadores, José Luiz Lippi Leite e Regina Furtado Lippi Leite, é apresentar fotos, documentos, livros, objetos pessoais, móveis e utensílios pertencentes ao acervo da família e que retratam um pouco da história do casal Giuseppe Francesco Lippi e Izabel Salomão Lippi que, com seu trabalho e dedicação, colaborou muito para o desenvolvimento de toda a região. Além do acervo, é possível conhecer, no “Espaço da Comunidade”, um pouco da memória não só dos Lippi, e conseqüentemente do município, mas também de todos os que colaboraram efetivamente para a formação de Nhunguaçu, atual Venda Nova, no 3º Distrito.

Do trabalho desenvolvido na “Venda” da então Fazenda Nossa Senhora de Conceição, loja que se tornou posteriormente um importante estabelecimento comercial, originou-se não só o atual nome da localidade – Venda Nova – mas também o reconhecimento de toda a comunidade de Teresópolis, o que está sendo ainda mais firmado agora com a abertura da antiga residência da família à visitação pública.

Ao herdar a propriedade, em 1990, o administrador de empresas José Luiz Lippi e sua esposa resolveram pesquisar, catalogar, organizar e preservar uma rica documentação do antigo armazém, material que ficou guardado desde 1912 em caixas depositadas no porão do sobrado. Entre os documentos estão 12 livros de registro dos fregueses do estabelecimento comercial – a “Venda Nova” -, entre outras anotações da família.

Todo o acervo, que inclui fotografias, móveis e utensílios pode ser apreciado por historiadores, pesquisadores, estudantes e turistas em visitas gratuitas, de quinta a sábado, das 10h00 às 17h00, ao antigo sobrado dos Lippi, imponente e bonito prédio erguido em 1912, às margens da rodovia estadual Rogério de Moura Estevão, a estrada Teresópolis- Friburgo.

No antigo imóvel foram reservados cinco cômodos onde estão expostos os documentos que foram catalogados, móveis e utensílios usados no início do século passado, além de fotografias dos Lippi e de famílias da região. Pode-se apreciar também cartas inéditas que foram enviadas entre 1921 e 1923 a José Francisco Lippi pelo então prefeito municipal de Teresópolis, Sebastião Teixeira, que demonstram o grau de amizade entre os dois e fornecem subsídios de como eram realizados os serviços públicos na época.

Tudo isso já pode ser admirado gratuitamente pelos teresopolitanos e turistas no sítio onde o casal separou também um local reservado à exposição e venda de artesanato e um horto de plantas, onde os visitantes podem adquirir diversas lembranças. Tudo que é arrecadado é utilizado exclusivamente para a conservação e preservação do lugar, que já se transformou em um dos principais pontos de atração turística da região.

Ingressos
Público em geral: R$ 3,00
Estudantes: R$ 2,00

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda Nova. Mais informações pelo telefone (21) 2644 7076.