• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Espaço Mulher: três anos de sucesso

Teresópolis, 16 de julho de 2012

Em comemoração ao terceiro aniversário do Espaço Mulher, foi promovida, no último final de semana, uma festa na Praça Baltazar da Silveira, no Centro. Sorteios de brindes para as expositoras e para clientes e pescaria também fizeram parte da programação. No sábado, 14, teve apresentação da banda da Escola Municipal Beatriz Silva.

O Espaço Mulher foi criado pela Prefeitura em 2009 e é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, atendendo à política de valorização e promoção da mulher, focada no empreendedorismo solidário feminino. “O Espaço Mulher é uma iniciativa importante porque ajuda as empreendedoras a conquistarem autonomia e eleva a autoestima. São mulheres de grande valor, trabalham a semana inteira confeccionando seus produtos e, nos finais de semana, elas estão aqui mostrando seu talento”, ressaltou a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira. Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também prestigiaram o evento.

A coordenadora da feira, Dilce Carvalho, agradeceu aos comerciantes que apoiaram a festa. “Recebemos doações de comerciantes para a realização dos sorteios de brindes para as expositoras e para a clientela. Foram doados materiais para artesanato, jogos de cama, entre outros produtos”.

Roselene Moura está no Espaço Mulher desde o início e acredita que o reconhecimento do trabalho tem crescido gradualmente. “Eu vendia os produtos de porta em porta, agora tenho um ponto fixo para expor minhas peças. Tenho clientes cativos e o movimento está melhorando aos poucos”, comentou. Georgina Fonseca também está na feira há três anos e frisa a importância da mulher trabalhar. “Eu vivia deprimida, com vários problemas de saúde. Depois que comecei a fazer artesanato e expor meu trabalho aqui, melhorei muito. Estou feliz”, disse.

Com 48 expositoras, o Espaço Mulher funciona nos fins de semana e feriados na Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia. Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.

 

.