Notícias

Definidas interdições de trânsito para o Tour do Rio

Teresópolis, 27 de julho de 2011

Teresópolis receberá, nesta sexta(29),  os atletas que irão disputar a segunda edição do "Tour do Rio", maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina.

Os ciclistas chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava entre 10h e 12h, seguindo pelo centro da cidade até a Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 - Várzea), onde será montada uma estrutura de apoio ao evento.

Neste horário o trânsito seguirá em meia pista pela Avenida Presidente Roosevelt, no sentido Várzea, da altura do bairro Quebra Frascos, e em toda a extensão da Rua Heitor de Moura Estevão, no Centro. O tráfego de veículos em meia pista também seguirá, no sentido Alto, pela Avenida Lúcio Meira, da altura do cruzamento com a Rua Francisco Sá, continuando pela Avenida Feliciano Sodré, no trecho até o cruzamento com a Rua Nova Friburgo, na altura da loja Pavan Materiais de Construção.

Todo o trajeto dos competidores na cidade será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. "Os condutores de veículos e os pedestres deverão estar atentos às mudanças do trânsito nestes trechos, para a passagem dos ciclistas. Os locais estarão sinalizados e contarão com orientação de guardas municipais", informa o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio Da Luz. Os atletas permanecerão na cidade até o próximo sábado, dia 30, com largada às 7h da Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, de onde descerão a serra pela Estrada Rio-Teresópolis.

Sobre o evento

Realização da empresa Conexão Marketing e Comunicação, em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e contando com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, o Tour do Rio totaliza 783 km de trajeto, percorrendo seis municípios. Reúne ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal. A prova é válida pelo ranking das Américas da União Internacional de Ciclismo.

Durante a competição, que será realizada de 27 a 31 de julho, haverá ações paralelas como workshops sobre ciclismo, trânsito e meio. Além de promover o esporte e incentivar asustentabilidade em diversos aspectos, a competição tem um importante papel na contribuição da economia e do turismo local. Isso porque além dos atletas de 19 equipes, acompanha a competição uma caravana  formada por mais de 250 profissionais, além de 36 carros, 20 vans, dois caminhões de prova, dois caminhões de estrutura, duas UTIs móveis e 40 motos.

Uma estrutura será montada na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, onde os organizadores planejam realizar atividades de lazer nos intervalos da prova. Ainda é estudada a realização de ações ambientais e educacionais, como plantio de árvores e distribuição de cartilhas com as leis de trânsito. Na chegada dos competidores, haverá sorteio de brindes entre o público, como camisas do evento e de bicicletas.