Notícias

Cultura de Raiz no Vale Alpino
Cultura de Raiz Itinerante leva forró, xote, repente e moda de viola a Vale Alpino

Teresópolis, 20 de julho de 2011

Este domingo(17/07) foi de muita animação na localidade do Vale Alpino, no 2º Distrito, onde os moradores receberam o Projeto Cultura de Raiz Itinerante com forró, xote, repente, moda de viola, sertanejo, clássicos da MPB e poesia, apresentados por artistas populares locais marcando assim a manhã da comunidade.

Cultura de Raiz Itinerante leva alegria e descontração aos moradores do Vale Alpino

Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e contando com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec), o Cultura de Raiz Itinerante também comemorou a revitalização da Associação de Moradores do Vale Alpino.

'Seu' Timbira e Genaro da Zabumba animam o público com o melhor do forró

"A ideia é, cada vez mais, integrar o Cultura de Raiz Itinerante às festas que a própria comunidade realiza, com a Secretaria de Cultura levando os artistas locais, como sanfoneiros, violeiros e cantadores. Isso sempre com esse repertório de raiz, que pretende preservar a música brasileira", comentou o Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello Filho. "A Prefeitura está fazendo esse esforço de levar os artistas populares ao interior do município, para animar o pessoal a fazer música e arte e a retomar o contato com a sua cultura", completou o apresentador do projeto, o engenheiro agrônomo Beto Selig.

Os artistas populares Zé Dantas e Adão Curió mostram seu talento em Vale Alpino

Artistas como "Seu" Timbira com Genaro da Zabumba, Adão Curió, Paulo Medeiros, José Rodrigues, Xando Pernnambuco e Adriane, Gustavo Agostini e Ema tocaram e cantaram músicas como 'Feira de Mangaio' - Sivuca, 'Eu tive um amor' - Amado Batista, 'Noite de amor' - Bruno e Marrone; 'Eu só quero um xodó' - Gilberto Gil; 'Pedras que cantam' - Fagner; 'Cintura Fina', 'Riacho do navio' e 'Paraíba masculina' - de Luiz Gonzaga.

Genésio Soares de Carvalho: "Nada melhor do que os moradores se reunirem para reativar a associação"

A dupla pernambucana formada por Cilene e Zé Dantas encantou o público com a poesia 'O Dedo de Deus', composição própria que enaltece as belezas naturais, o potencial agrícola e o povo acolhedor de Teresópolis, cidade onde mora há quatro meses. O casal aprova o Encontro de Cultura de Raiz e o Cultura de Raiz Itinerante. "É um projeto muito lindo, sob o comando da Secretaria de Cultura, onde as pessoas acreditam nos artistas locais", enalteceram. Em agosto a dupla lança o projeto 'Forró de cangaceiro na sala de reboco', que terá o apoio da Secretaria de Cultura.

O repentista José Rodrigues, com o apresentador Beto Selig, em sua performance no Cultura de Raiz Itinerante

O agricultor João de Siqueira Branco acompanhou as apresentações desde o início. "Gosto muito de música sertaneja e estou lembrando muitas canções da minha juventude", disse. Já a lavradora Adriana Correa se encantou com a performance dos artistas populares. "Esse projeto é muito bom para que a Prefeitura se aproxime mais de quem mora no interior do município", concluiu.

Para o presidente da recém-revitalizada Associação de Moradores do Vale Alpino, Genésio Soares de Carvalho, as apresentações dos artistas populares foi o chamariz para reunir os moradores da localidade numa grande confraternização. "Nada melhor do que os moradores se reunirem para reativar a associação. Ficamos muito gratos com a presença dos músicos do Cultura de Raiz Itinerante, trazidos à nossa comunidade pela Prefeitura", agradeceu. Após as apresentações, o público participou de um almoço comunitário.