Notícias

Casas em área de risco na Fonte Santa são interditadas pela Defesa Civil
Imóveis estão em locais demarcados pelo DRM para novos deslizamentos

Teresópolis, 14 de julho de 2011

Numa ação preventiva, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil percorreram a Fonte Santa e demarcaram 76 casas situadas em área de risco no bairro, para futura demolição. Os imóveis se encontram em locais mapeados pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM) e identificados como de alto risco de deslizamentos de terra, de acordo com levantamento do serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro. Também foram demarcadas casas localizadas sobre antigos lixões na comunidade.

De acordo com a Defesa Civil, que esteve no bairro explicando à comunidade o que vai acontecer a partir da demarcação dos imóveis, muitos moradores solicitaram a presença dos agentes do órgão, por reconhecerem o perigo em que suas casas se encontram.

De posse do termo de interdição da Defesa Civil, os moradores deverão se dirigir ao escritório da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), em frente ao Várzea Futebol Clube, na Ermitage. No local, serão atendidos por equipe social da Casa Civil do Governo do Estado, responsável pela avaliação e negociação do imóvel.

Cada família terá três opções: receber indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de aluguel social enquanto aguarda a construção do condomínio habitacional pelo poder público, ou se inscrever no programa de compra assistida, em que o morador receberá o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia.