• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Caravana Trançando Ideias traz cultura e informação a Teresópolis
Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares visa promover a cultura afro-brasileira


Teresópolis, 26 de janeiro de 2011

Mostrar um novo olhar sobre a cultura afro-brasileira. Com esse objetivo, a ONG Estimativa trouxe para Teresópolis, no último sábado, 21, a Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares, que desde 2006 realiza o trabalho de valorização da história da beleza das tranças. Este trabalho vai além do penteado e une reflexão sobre cidadania, diversidade cultural e étnica. Por onde passa o projeto mobiliza o público com uma animada e divertida gincana sobre a vida de Zumbi dos Palmares.

Estacionada na Ferinha de Teresópolis, no Alto, a Caravana Trançando Ideias contou com a participação da população que prestigiou o projeto. Segundo Clarissa Lima, presidente do Macabte a cidade é sempre muito receptiva aos projetos de cultura afro-descendente. “Esta ação da Estimativa mexeu com público de forma bastante intensa, pois percebemos uma grande participação, mostrando que existem vários tipos de beleza e valorizando a mulher negra”, disse.

Trançadeira da Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares exibe talento e habilidade na confecção de tranças.


A Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares conta a história das tranças como pano de fundo para promover, através de atividades como desfile, gincanas e apresentações culturais, um maior conhecimento na história africana e afro-brasileira. A Caravana está percorrendo, desde o dia 18 de janeiro, cinco bairros do Rio de Janeiro e Teresópolis.

Clarissa Lima, presidente da Mocabte, posa para foto ao lado de trançadeiras.
Fotos por: Roberto Ferreira

A ONG Estimativa e o Mocabte

A Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais que tenham como foco a cultura afro brasileira.
O Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis trabalha há 24 anos em Teresópolis buscando a consciência e promovendo a igualdade racial.