• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a póliomielite

Meta é imunizar cerca 11.800 crianças em Teresópolis


Teresópolis, 15 de junho de 2012

No sábado, 16, teve início a campanha nacional de vacinação contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Pais e responsáveis devem estar atentos, para a 1ª etapa da campanha que acontece até o dia 6 de julho. Em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de imunizar 11.851 crianças de zero a cinco anos incompletos, que corresponde a 95% do público-alvo.

Para facilitar o acesso da população alvo da campanha, a Prefeitura vai disponibilizar 28 postos, entre postos fixos e volantes, na cidade e no interior, que estarão funcionando das 8h às 17h. Deverão ser apresentadas as cadernetas de vacinação.

“Este reforço da vacina é importante. Além disso, os pais devem levar a carteira de vacinação para que, se preciso, sejam atualizadas outras vacinas”, explica a Chefe do setor de Imunização, Daurema Docasar.


Vacinar as crianças é importante porque a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, transmitida por vírus. “Na maioria das vezes a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores”, completa Daurema. O Brasil está livre da pólio desde 1989. No entanto, o número de casos em outros países vem aumentando, por isso é importante a prevenção.

Postos

Os postos fixos de vacinação para pólio funcionarão nas seguintes unidades de saúde do município: Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea), Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Hajje e Cemusa (São Pedro); nos PSFs do Rosário, Perpétuo, Pimenteiras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Granja Florestal, Meudon, Granja Guarani, Araras, Fonte Santa, Venda Nova e Vargem Grande; e nas unidades básicas de Pessegueiros, Volta do Pião, Albuquerque, Bonsucesso, Vieira e Água Quente.

Também funcionarão postos de vacinação nas escolas municipais Sizenando A. Tayt-Shon (Mottas), José Gonçalves da Silva (Caleme) e Marília de Oliveira e Silva Porto (Santa Cecília)

Na área urbana do município, os postos volantes estarão na Feirinha de Teresópolis, no Alto, na Praça Bralthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa e na Coréia. No interior, nas localidades de Andradas, Cruzeiro e Santa Rita e Vale Apino.. Além disso, haverá vacinação na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

 

 

 

.