• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Centro Materno Infantil promove ação de incentivo à doação de leite materno
Evento acontece na Feirinha de Teresópolis nos dias 1º e 2 de outubro

Teresópolis, 26 de setembro de 2011

Com o objetivo de ampliar o número de doadoras de leite materno na cidade, o Centro Materno Infantil vai realizar um evento para divulgar a importância da doação, com apresentação de vídeos sobre o assunto e orientações para as mães sobre a amamentação. A atividade de sensibilização acontece nos próximos dias 1º (Dia Nacional de Doação de Leite Humano) e 2 de outubro, das 9h às 17h, na Feirinha de Teresópolis, localizada na Praça Higino da Silveira, no Alto.

“Estudos comprovam que o leite materno é fundamental para a saúde dos bebês e apontam, entre as vantagens, a prevenção de doenças, contribuindo, por exemplo, para a queda do número de mortalidade infantil. Daí a importância da doação para que mais vidas sejam salvas. O evento da Feirinha será um momento especial em que teremos mais uma oportunidade de incentivar o aleitamento materno e estimular as mães a se cadastrarem como doadoras”, frisa a pediatra Maria da Conceição Salomão.

Na ocasião, será realizada uma campanha de arrecadação de embalagens para o armazenamento do leite doado. Os frascos devem ser de vidro com tampa de plástico, como, por exemplo, os de maionese ou de café solúvel. A doação pode ser entregue no Posto de Coleta de Leite Humano, no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130 – Várzea), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Salvando vidas

O Centro de Lactação de Teresópolis e o Posto de Coleta de Leite Humano foram implantados graças ao apoio do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro. O posto funciona em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde o leite é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.

O objetivo do Centro de Lactação e do Posto de Coleta é ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, além de oferecer orientações às mães que tenham dificuldades quanto à amamentação. Para se cadastrar como doadora de leite materno basta comparecer ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone para mais informações é (21) 2742-7940.

Funcionária identifica frasco de coleta do leite materno