• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

Teresópolis comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus


Teresópolis, 30 de março de 2012

Acontece, à partir da próxima terça-feira, (3), o evento “Dedo de Deus 100 anos”, em comemoração ao centenário da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo. Entre os dias 3 a 8 de abril, haverá diversas atividades entre elas a lembrança da grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

Entre as atrações previstas, estão exibições de filmes, exposições, escaladas, homenagens, culto ecumênico no topo do Dedo de Deus e missa em ação de graças, com a participação especial da Orquestra Camerata Thereza Christina. Também integra a programação a exibição do documentário “Caminho Teixeira”, filmado em Teresópolis no ano de 2009 e que revive a conquista da famosa montanha. O filme abriu a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009, e participou de mostras de filmes sobre esportes de aventura em montanha, além de outros festivais de cinema, dentro e fora do Brasil.

Programação:

Dia 3 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

8h30 e 13h30 - Exibição do documentário 'Caminho Teixeira', seguida de palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros.

Dia 4 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

Exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do Deus de Deus. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Dia 4 de abril – Calçada da Fama

10h às 16h - Exibição do filme 'Caminho Teixeira' e Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus', mostra itinerante com textos, fotos e documentos do Pró-Memória Teresópolis

Dia 5 de abril – Casa da Memória Arthur Dalmasso

Exposição 'Dedo de Deus - 100 anos de conquista', com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Dia 7 de abril – Complexo do Dedo de Deus

6h - Escalada nas montanhas: Dedo de Deus; Dedinho de Nossa Senhora; Escalavrado; Cabeça de Peixe.

Dia 7 de abril - Auditório Guarani - sede do Parque Nacional

19h - Amostra de filmes de Montanha
Homenagem aos que participaram da história do Dedo de Deus
Abertura da exposição histórica do Dedo de Deus
Coquetel

Dia 8 de Abril - Complexo do Dedo de Deus

10h - Início do Culto Ecumênico no Cume do Dedo de Deus (vagas limitadas). Concentração no Centro de Informações Turísticas no Soberbo.

Dia 8 de abril - Centro de Informações Turísticas no Soberbo

15h - Missa em Ação de Graças com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina